Google
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Você Se Lembra ???... Jean Alesi










Nome: Jean Alesi
Idade: 43 anos
Estréia na F1: 1989 (Gp da França)
Saída da F1: 2001
Vitórias: 1
Poles: 2
Pódios: 32
Títulos: Nenhum






Na fórmula 1, existe uma grande diferença entre aquele piloto que é uma "promessa" e aquele que é um "grande piloto". Geralmente as promessas, começam a sua passagem pela fórmula 1 com pontos nas primeiras corridas, pódios na primeira temporada entre outros resultados razoáveis. Com o passar do tempo, esses resultados somem, e aparecem os erros, parecem que sentem a pressão e não conseguem ser constantes. E o grande piloto é aquele que pode demorar 2 ou 3 anos para começar a ter um bom rendimento, mas esse por sua vez quando começa, não para mais.


Jean Alesi foi a prova de uma grande promessa que não conseguiu render o esperado no decorrer dos anos. Começou sua trajetória na Fórumla 1, na equipe Tyrrell, justamente em casa, no Gp da França de 1989. E nessa mesma corrida de estréia, terminou em 4º lugar.Em 1990, logo na primeira corrida da temporada, Alesi foi destaque ao se manter na liderança do Gp dos EUA, na frente de Senna, por cerca de 30 voltas. Terminou essa mesma corrida em 2º lugar, e em Mônaco repetiu a colocação.



Diante dos bons desempenhos, Alesi era cogitado para todas as equipes de ponta, e acabou indo para a Ferrari, para ser companheiro de Alain Prost. Até o momento parecia ser a mais correta decisão, mas infelizmente a Ferrari teve uma queda brusca de desempenho, e Alesi passou anos lutando por uma vitória.


Essa mesma vitória, só foi alcançada em 1995 no Gp do Canadá, justamente no dia em que completava 31 anos. Schumacher teve problemas elétricos e a corrida caiu no seu colo.



Em 1996, trocou a Ferrari pela Benneton, ao lado de Gerhard Berger. A equipe, que reinava após o bi-campeonato de Michael Schumacher, teve uma queda brusca de rendimento, e o máximo que Alesi alcançou foi uma pole-position.


Em 1998, mudou-se para a Sauber, e novamente continuou como um mero piloto coadjuvante, conquistando alguns pódios, na maioria das vezes em corridas com chuva. Em 2000, disputou a categoria na equipe Prost e no ano seguinte, encerrou sua carreira na Fórmula 1, correndo pela equipe Jordan. Hoje em dia, Alesi disputa a Speedcar Series, um torneio com corridas realizadas no Oriente Médio.




A carreira de Jean Alesi, é bastante questionável. Alguns dizem que o piloto é extremamente azarado, pois em todas as equipes que disputava, as mesmas caiam de rendimento. E outros, como eu, preferem acreditar que Alesi oscilava muito na sua capacidade de guiar, e diria que o mesmo foi sortudo na maioria dos seus feitos, como em sua única vitória.

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Alesi foi um dos pilotos mais azarados da Fórmula 1. Tinha potencial para disputar títulos, mas por escolhas erradas conseguiu apenas uma solitária vitória. Ao menos ficou marcado pela garra, e até hoje continua sendo reverenciado pelos torcedores da Ferrari.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Daniel Médici disse...

Se não me engano, Alesi é filho de sicilianos, o que ajuda a conquistar a simpatia dos tifosi.