Hoje eu inauguro a coluna Por Onde Anda. Nessa coluna, apresento um piloto que fez a sua parte na Formula 1, mas nunca mais se falou sobre o mesmo. E para inaugurar a coluna, trago o piloto Belga Thierry Boutsen.

Idade: 51 anos
Estréia na F1: 1983 (Gp da Bélgica)
Saída da F1:1993 (Gp da Bélgica)
Vitórias: 3
Poles: 1
Pódios: 12
Títulos: Nenhum


Em 1987 trocou sua equipe pela Benneton, no lugar de Gehrard Berger, que foi para Ferrari. Neste ano o piloto belga fez uma excelente temporada, chegando a alcançar a 3ª colocação do campeonato, após o Gp da Austrália. No final Thierry ficou com a 8ª colocação na classificação geral. Em 1988, talvez o seu melhor ano na categoria, conseguiu ir ao pódio por 5 vezes, e terminou o campeonato na 4ª colocação, chamando assim a atenção de Frank Willians, que o contratou para a Willians ao lado de Ricardo Patrese.

No Canadá veio seu maior triunfo, sua primeira vitória debaixo de muita chuva, e beneficiando-se pelo azar dos outros pilotos que quebraram ou rodaram. Na Austrália, repetiria o feito debaixo de muita chuva, ganhando assim o apelido de "Rain Man". No final da temporada o piloto belga acabou na 5ª colocação. Em 1990 Thierry continuou com uma participação regular, até o Gp da Hungria, no qual conquistou sua 3ª e última vitória, segurando um pelotão de pilotos durante toda prova, entre esses pilotos estava Ayrton Senna, que acabou em 2º lugar.

Thierry terminou a temporada em 6º lugar. Infelizmente, em 1991, o piloto troca a Willians em plena fase de evolução, para se aventurar na Ligier, e acabou cometendo um dos seus maiores erros, afinal não conseguiu nenhum ponto no campeonato.
A decepção continuou em 1992, fazendo com que em 1993 o piloto se aventura-se em uma outra equipe coadjuvante, a Jordan. Frustrado pela falta de bons resultados, Thierry encerra sua carreira na F1 no mesmo Gp de estréia, Spa-Francochamps. Hoje em dia, o piloto mora em Mônaco e se dedica a sua empresa se aviões particulares, a Boutsen Aviation.

Grande Abraço a Todos
3 comentários:
Beleza Renan, na verdade eu procurei bastante sobre projetos atuais do Thierry, mas realmente o piloto deixou de lado o mundo do automobilismo para se dedicar a sua empresa de aviões. Mas a dica está anotada. Obrigado pela participação.
Uau!Boutsen?!Belo achado...
Postar um comentário