Google
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 19 de março de 2008

Por Onde Anda.... Thierry Boutsen

Por Onde Anda ??

Hoje eu inauguro a coluna Por Onde Anda. Nessa coluna, apresento um piloto que fez a sua parte na Formula 1, mas nunca mais se falou sobre o mesmo. E para inaugurar a coluna, trago o piloto Belga Thierry Boutsen.


Nome: Thierry Boutsen
Idade: 51 anos

Estréia na F1: 1983 (Gp da Bélgica)

Saída da F1:1993 (Gp da Bélgica)

Vitórias: 3
Poles: 1

Pódios: 12

Títulos: Nenhum




O piloto belga, iniciou sua trajetória na F1 em 1983 no Gp de sua terra natal (Bélgica). Na época, Thierry comprou sua vaga na Arrows por aproximadamente 500 mil doláres em patrocínios. No ano seguinte, 1984, ele ofuscou uma 15ª colocação no campeonato, e em 1985, ainda pela Arrows, conseguiu sua primeira glória na F1 ao terminar em 2º lugar, benficiando-se pela desclassificação de Alan Proist. Em 1986, Thierry ofuscou novamente, devido ao fraco desempenho de sua Arrows.


Em 1987 trocou sua equipe pela Benneton, no lugar de Gehrard Berger, que foi para Ferrari. Neste ano o piloto belga fez uma excelente temporada, chegando a alcançar a 3ª colocação do campeonato, após o Gp da Austrália. No final Thierry ficou com a 8ª colocação na classificação geral. Em 1988, talvez o seu melhor ano na categoria, conseguiu ir ao pódio por 5 vezes, e terminou o campeonato na 4ª colocação, chamando assim a atenção de Frank Willians, que o contratou para a Willians ao lado de Ricardo Patrese.


No Canadá veio seu maior triunfo, sua primeira vitória debaixo de muita chuva, e beneficiando-se pelo azar dos outros pilotos que quebraram ou rodaram. Na Austrália, repetiria o feito debaixo de muita chuva, ganhando assim o apelido de "Rain Man". No final da temporada o piloto belga acabou na 5ª colocação. Em 1990 Thierry continuou com uma participação regular, até o Gp da Hungria, no qual conquistou sua 3ª e última vitória, segurando um pelotão de pilotos durante toda prova, entre esses pilotos estava Ayrton Senna, que acabou em 2º lugar.


Thierry terminou a temporada em 6º lugar. Infelizmente, em 1991, o piloto troca a Willians em plena fase de evolução, para se aventurar na Ligier, e acabou cometendo um dos seus maiores erros, afinal não conseguiu nenhum ponto no campeonato.


A decepção continuou em 1992, fazendo com que em 1993 o piloto se aventura-se em uma outra equipe coadjuvante, a Jordan. Frustrado pela falta de bons resultados, Thierry encerra sua carreira na F1 no mesmo Gp de estréia, Spa-Francochamps. Hoje em dia, o piloto mora em Mônaco e se dedica a sua empresa se aviões particulares, a Boutsen Aviation.


Grande Abraço a Todos

3 comentários:

Renan Mitio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Kiss disse...

Beleza Renan, na verdade eu procurei bastante sobre projetos atuais do Thierry, mas realmente o piloto deixou de lado o mundo do automobilismo para se dedicar a sua empresa de aviões. Mas a dica está anotada. Obrigado pela participação.

Priscilla Bar disse...

Uau!Boutsen?!Belo achado...