Google
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Queda de Braço

Em meio a tanta besteira que se ouve falar depois das corridas, ouvi um bastante interessante. Diz respeito aos pilotos que disputam o título e aos seus carros. Foi veiculada por um diretor da Bridgestone, fornecedora de pneus da Ferrari e McLaren que, observando o desgaste dos pneus, relatou que o carro da McLaren tem uma tendência a sair de traseira enquanto os Ferrari saem de frente. Tal fato daria uma vantagem à McLaren durante a classificação:
"Basicamente, a Ferrari tem maior tendência a sair de frente do que a McLaren", contou o diretor ao site da revista Autosport.
"O carro da McLaren sai um pouco de traseira. Quando os pneus têm boa aderência, o carro com característica será mais rápido em uma volta única do que aquele que sai de frente ou que tem um acerto "neutro".
"Porém, quando você pensa sobre as condições de pista, especialmente com as temperaturas que tivemos em Hungaroring, então um carro que saia de traseira deve gerar mais calor na traseira que o carro que sai de frente. A temperatura está fazendo a diferença", afirmou Hamashima.
Quanto a Felipe Massa e Kimi Raikkonen, Hamashima disse:
"Quando as condições do carro estão favoráveis, as habilidades de Felipe são 110%, porém, uma vez que o carro não está tão bom, sua habilidade é de 90%. O Kimi consegue uma performance de 100% mesmo quando as condições do carro não são tão boas".
Pouca gente teria isenção e descompromisso para fazer tais assertivas acerca de carros e pilotos. E mais. As afirmações têm respaldo técnico, pois o desempenho dos pneus depende da análise do comportamento dos carros e pilotos.
Vamos esperar que as condições do carro estejam sempre favoráveis para que Felipe deslanche no campeonato e Raikkonen continue levando olé do brasileiro.
Porém, a McLaren continua melhor que a Ferrari, e Hamilton continua firme e na frente da tabela de pontos.
O GP de Valência, que é uma incógnita, será decisivo na demonstração de quais equipes e quais pilotos têm mais força pra vencer essa queda de braço. Acho que a McLaren tem boa vantagem. Dizem que o carro de Hamilton agora tem novos “chifres” aerodinâmicos!

Nenhum comentário: