Não sei se é falta do que falar ou não saber se expressar. A última declaração de Jackie Stewart foi a de que Senna não teria vencido tanto se não tivesse Prost como companheiro. Sempre fui defensor de que ter grandes pilotos como referência é uma forma de conseguir extrair de si o melhor. Tenho certeza, por exemplo, que apesar de heptacampeão, Schumacher teria extraído mais de si se tivesse competido mais tempo com Ayrton. Teria um menor número de títulos, porém, com mais valor. Com a morte de Ayrton e a ascensão da Ferrari ao status de melhor equipe, bastou a Scumacher correr "à meia bomba" para ganhar mais quatro títulos. Prost teve essa importância para Ayrton Senna. Era o cara a ser batido. Daí a dizer que sem ele Senna não teria competência para preparar seu carro para ser campeão há uma grande diferença.
Senna foi campeão, com sobras, por todas as categorias pelas quais passou sem ter Alain Prost. Foi vice campeão de Prost com um carro infinitamente inferior, vencendo 5 de 16 corridas em 1993. Em Mônaco chegava a largar dois segundos à frente do tetra campeão com o mesmo equipamento.
Ou o Jackie está esclerosado ou quer polemizar na base do "quem não é visto não é lembrado".
Para com isso!
Continuando as "pérolas" de Jackie Stewart, o mesmo declarou recentemente, que as equipes na Fórmula 1, precisam de técnicos. Segundo Stewart, os pilotos precisam de treinamento e resalta até outros esportes, como Golfe e o Rugby, que por sinal, só para ele, tem algo relacionado com a Fórumla 1.
Será que ele nunca ouviu falar em Pré-temporada ? Nos, cada vez mais famosos, simuladores ? No excesso de tecnologia empregada na preparação física dos pilotos ? Nossa como fala besteira....
Concordo que no tempo que ele corria de Fórumla 1, uma Bicicleta Ergométrica era artigo de luxo. Não tinha a quantidade de energéticos dos dias atuais, que até mesmo patrocinam equipes da categoria, no máximo tinha um suco com bastante vitamina C e sem açúcar. Mas hoje, a cada dia a tecnologia inova, percebe-se pelo físico dos pilotos, nenhum tão acima do peso e tão pouco abaixo.
Por mais individual que a categoria possa ser, ainda tem os famosos Engenheiros, que insistem em mandar o piloto pisar fundo, e passar o carro da frente, como se fosse a coisa mais fácil do mundo. E principalmente nas estratégias das equipes, vide Ross Brown como exemplo.
Jackie, se você continuar assim, vai acabar tornando-se comentarista, ou até mesmo, locutor de corrida.
Grande Abraço a Todos.
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário