Google
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Você Se Lembra ???... Olivier Panis

Galera, mudei o nome da coluna POR ONDE ANDA ?, para VOCÊ SE LEMBRA ??







Nome: Olivier Panis
Idade: 42 anos
Estréia na F1: 1994 (Gp do Brasil)
Saída da F1: 2005
Vitórias: 1
Poles: 0
Pódios: 4
Títulos: Nenhum




A relação de Panis com a França, lembra um pouco a nossa relação com Rubinho. Quando fez sua estréia na formula 1, a França vivia um momento triste na categoria, pois o maior piloto Francês, Alain Prost, acabava de se aposentar das pistas. Panis não era nenhuma promessa estilo Hamilton ou Button (esse por sua vez, nunca vingou realmente), mas era o piloto francês do momento, daí toda uma pressão que duraria longos anos.
O Brasil vivia um momento parecido, perdemos nosso maior ídolo no esporte de uma maneira bem trágica, e começamos a pressionar o melhor piloto brasileiro no momento, que era Rubens Barrichello. Até hoje eu acredito que Rubinho não pode depositar todo seu potencial, devido a enorme pressão que nós brasileiros fazíamos sobre ele. E a França não era diferente, só que Panis não teve metade das oportunidades que Rubinho teve, como por exemplo guiar uma Ferrari. Bom, passando por esse momento reflexão, vamos contar sobre a carreira do piloto na formula 1.




Olivier começou em 1994 correndo pela Ligier, justamente no Gp do Brasil. Teve uma primeira temporada bem regular, chegando a alcançar um segundo lugar no Gp da Alemanha, vencido por Gerhard Berger. Em 1995 seu melhor ano, terminou a temporada em 8º lugar na classificação geral, e alcançou novamente um segundo lugar no Gp da Austrália. Em 1996, uma temporada meio apagada, mas em compensação, conquistou seu maior triunfo, a sua única vitória, no Gp de Mônaco, defendendo bravamente sua posição, contra o escocês David Coulthard. Esse gp que foi talvez o mais conturbado que já assisti, apenas 4 carros completaram a prova.





Em 1997, a Ligier muda de nome, vira Prost Grand Prix, comandada pelo ídolo francês
Alain Prost. Uma boa temporada, na qual Panis conquistou um segundo lugar (Gp da Espanha e um terceiro lugar (Gp do Brasil). Mas nesse mesmo ano, Panis sofreu um grave acidente no Gp do Canadá, quq acabou acarretando na quebra de suas duas pernas, deixando o piloto fora por 7 corridas.



Em 1998 Oliver amargurou sua pior temporada, terminando sem marcar sequer um ponto. E em 1999 nada melhorou, apenas um sexto lugar e 2 pontos na classificação geral. Devido a péssimos resultados, o piloto troca a equipe para ser piloto de testes da Mclaren.




O ano em que não disputou nenhuma corrida, amadureceu bastante o piloto, e lhe rendeu em 2001 um convite para ser piloto da equipe BAR Honda. Permaneceu na equipe até 2002, quando mudou-se para a Toyota em 2003, sendo companheiro do brasileiro Cristiano da Matta.




Em 2004, Panis encerrou suas participações em corridas, e virou piloto de testes da mesma equipe em 2005. Hoje em dia, o piloto disputa vários rallys pela Europa.




Depois de uma década entre altos e baixos na formula 1, uma pergunta fica no ar: Será que se Panis tivesse tantas oportunidades como Rubinho, ele talvez teria um destaque maior ? Ele traria mais decepção ainda aos franceses ? Ou não há como questionar a capacidade de Rubens Barrichello e Olivier Panis, pois de o francês fosse realmente bom e promissor, ele teria tantas oportunidades como nosso piloto brasileiro.


3 comentários:

Guilherme R. Daleffe disse...

Pilotos que eram bons/promessas foram e são vários... hoje em dia está ai o Button... será que o cara é bom mesmo?

e por sinal..

Fantástico o blog de vocês!

Parabéns!

Continuem postando, que continuarei acompanhando..

Abraços.

Daniel Médici disse...

Panis e Barrichello têm inúmeras diferenças, mas uma semelhança é evidente: foram profundamente afetados por um grave acidente enquanto ainda eram jovens estrelas.

Interessante o blog de vocês. Caso tenham interesse, visitem o meu também: cadernosdoautomobilismo.blogspot.com

Abraços

Priscilla Bar disse...

Noooossssaaa!Eu lembro dessa corrida de Mônaco!Que loucura...